Motor elétrico: saiba mais sobre o dispositivo e entenda como ele funciona

O motor é um dispositivo complexo que funciona transformando outras fontes de energia em energia mecânica e energia útil para movimentar máquinas, equipamentos e veículos.

Entre os mais diversos equipamentos, fundamentais para a operação de uma indústria, podemos dizer que o motor é um dos principais. Afinal, ele é o grande responsável por fornecer a energia mecânica necessária para que máquinas e equipamentos desempenhem suas atividades.

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Como funciona um motor?

De um modo simples, podemos dizer que um motor é um dispositivo desenvolvido com a finalidade de converter outras fontes de energia, como a química e a elétrica, em energia mecânica, utilizada por máquinas, equipamentos e veículos para impulsionar seu funcionamento.

É interessante ressaltar que, embora o motor como o conhecemos hoje seja uma tecnologia razoavelmente recente, ao menos em comparação com a história da humanidade, o ser humano utiliza, desde seus primórdios, fontes de energia motora com o objetivo de facilitar seu trabalho.

As primeiras fontes dessa energia eram a força dos ventos e dos rios, para mover rodas d’água e moinhos, e a tração animal. Com o passar do tempo, porém, a tecnologia foi evoluindo, o que abriu espaço para os motores a vapor e o uso de combustíveis e combustão.

Atualmente, a maior parte dos motores funciona por meio da energia química, utilizando a combustão, e da energia elétrica.

Saiba mais sobre o motor elétrico

Apesar de invisível, o magnetismo é uma força poderosa. Dependendo de sua intensidade, ele tem o potencial de movimentar objetos. O funcionamento do motor elétrico é baseado nesse princípio.

Um motor elétrico utiliza a repulsão eletromagnética, entre dois ímãs, para movimentar um rotor, produzindo assim a energia mecânica. Para isso, uma bobina deve ser inserida dentro de um rotor. Quando o motor é conectado a uma corrente elétrica, essa bobina começa a emitir um campo magnético que repele outro campo, proveniente de um ímã externo.

O ímã interno, a bobina, se move dentro do rotor, procurando se alinhar ao campo magnético emitido pelo ímã externo. Então, a corrente elétrica alternada, que alimenta o magnetismo da bobina, inverte a tensão a qual ela está sujeita em segundos, o que impede que o alinhado seja alcançado e permite que o rotor continue em movimento.

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