Como surgiram os Redutores de Velocidade e os Motores Elétricos?

Parte importante no desenvolvimento tecnológico do mundo, motores elétricos e Redutores de Velocidade trouxeram inovação e facilitaram a nossa vida. Na indústria, são equipamentos fundamentais, presentes em elevadores, misturadores, transportadores, agitadores e diversas máquinas. 

Mas, mesmo que hoje sejam equipamentos comuns, suas criações foram processos  lentos e gradativos. Foram necessários muitos anos de estudos para a criação dos primeiros Redutores e motores elétricos. 

Quer saber como eles surgiram? A seguir, a gente volta no tempo para contar a história dos motores, Redutores de Velocidade e também da Transmaq.

A invenção dos motores elétricos

Tudo começou em 1600, quando o cientista inglês William Gilbert publicou uma obra descrevendo a força de atração magnética. Após isso, ao longo dos anos, muitos estudiosos ajudaram no desenvolvimento do motor elétrico. Confira em nossa linha do tempo:

– 1663: O alemão Otto Guericke, construiu a primeira máquina eletrostática. 

– 1774: Martin Planta aperfeiçoa a máquina eletrostática.

– 1820: É dado o primeiro grande passo em direção ao desenvolvimento do motor elétrico. O físico Hans Christian Oersted verificou, por acaso, que a agulha magnética de uma bússola era desviada de sua posição norte-sul quando passava perto de um condutor no qual circulava corrente elétrica.

– 1832: O cientista italiano S. Dal Negro construiu a primeira máquina de corrente alternada com movimento de vaivém.

– 1833: W. Ritchie inventou o comutador, construindo um pequeno motor elétrico em que o núcleo de ferro enrolado girava em torno de um ímã permanente.

– 1838: O professor Moritz Hermann Von Jacobi desenvolveu um motor elétrico e fez sua aplicação em uma lancha, onde ficou comprovada a prática da energia elétrica em trabalho mecânico, porém toda a energia era gerada por baterias caras e de uso restrito. 

– 1866: Werner Siemens inventou o primeiro gerador de corrente contínua que provou que a tensão necessária para o magnetismo podia ser extraída do próprio enrolamento do rotor. Ou seja, a máquina podia gerar sua própria energia e não ficar dependente dos imãs. Assim, a invenção barateou o gerador, que também funcionava como motor quando alimentado por energia elétrica.

– 1879: A empresa Siemens & Halske apresentou a primeira locomotiva elétrica, que possuía uma potência de 2kW. Porém a máquina, além de possuir um alto custo, era também vulnerável em serviço, o que exigia um motor mais barato, robusto e com um menor custo de manutenção.

– 1883: Nikola Tesla  apresentou o primeiro gerador de corrente alternada, cujos os polos se invertem. A partir de então, a corrente passou a ser gerada de forma alternada, similar às que hoje são empregadas nas tomadas elétricas.

– 1886: Siemens cria o gerador de corrente contínua auto-induzido, dando origem aos motores modernos.

– 1889: Michael Von Dolivo Dobrowolsky entrou com pedido de patente de um motor trifásico com rotor de gaiola. O equipamento era simples, silencioso, tinha menos manutenção e alta segurança em operação. 

– 1891: Deu-se início a primeira fabricação em série de motores assíncronos, nas potências de 0,4 a 7,5 kW, por Dobrowolsky.

Após a invenção da corrente alternada, diversos aperfeiçoamentos foram introduzidos nos motores elétricos como os conhecemos hoje. 

Como surgiram os Redutores de Velocidade

Com a criação dos motores elétricos, fez-se necessário a criação dos Redutores de Velocidade. Isso porque os motores elétricos standard tinham um rendimento aceitável somente em rotações bem acima das necessárias nas máquinas acionadas. Então, era preciso achar um intermediário mecânico, um dispositivo que pudesse transformar a potência do motor para a velocidade requerida pela máquina.

Este dispositivo era o Redutor de Velocidade, que poderia reduzir as rotações por minuto de um motor em até rotações por hora de algumas máquinas. O Redutor seria a ligação entre motor e máquina. 

Mas o processo de criação dos Redutores não ocorreu da noite para o dia. As primeiras unidades de engrenagens de dentes retos eram de ferro fundido e os inevitáveis defeitos das peças causavam desgaste prematuro e muito ruído. Engrenagens com dentes usinados começaram a aparecer no fim dos anos 1800, mas problemas de precisão persistiam.

Engrenagens helicoidais também foram criadas, mas os rolamentos não estavam suficientemente desenvolvidos e era necessário a busca por materiais melhores e mais eficientes para a produção das peças.

Em 1909, o engenheiro suíço Casper Wüst-Kuns desenvolveu a engrenagem “espinha de peixe” e uma máquina para confecção das mesmas, a Hobber. A engrenagem bi helicoidal recebeu o apelido de “espinha de peixe” por ter um conjunto de pinhão e engrenagens repletos de dentes helicoidais no formato de espinha de peixe

Entretanto, o processo para a criação dessa engrenagem já havia sido desenvolvido. O mérito de Casper Wüst-Kuns foi unir os conceitos e desenvolver uma máquina que oferecia velocidade, precisão e economia: tudo que o mercado queria. 

Após a criação da Hobber, os  ingleses tomaram a frente e fizeram deste novo processo de fabricar engrenagens um rentável negócio, produzindo comercialmente Redutores de Velocidade para as minas de ouro da África do Sul e para vários estaleiros.

Cópia de diversos modelos a pronta-entrega (7)

A história da Transmaq 

A Transmaq Redutores foi fundada em 1972, tornando-se pioneira na fabricação exclusiva de Redutores de Velocidade no Sul do país. O trabalho árduo começou quando Leonardo Pedroso e Sydonita Pedroso juntaram a disposição para o trabalho, o conhecimento técnico e as poucas economias para começar um negócio próprio. 

Com o apoio dos filhos e o incentivo dos primeiros clientes e amigos, iniciaram a fabricação de Redutores de Velocidade em uma simples tornearia nos fundos do quintal de casa, na cidade de Esteio/RS. Compraram toda a matéria prima, fabricaram e levaram pessoalmente os produtos até os clientes para que ficassem conhecidos. Aceitaram longas esperas e superaram todas as dificuldades iniciais até o surgimento da Transmaq Redutores de Velocidade —  que mais tarde ganharia o nome de Transmaq Motorredutores.

O empenho do casal fundador deu resultado e, na década de 1980, a área industrial da empresa foi ampliada e mudou-se para cidade vizinha, Sapucaia do Sul/RS. Ali, novas oportunidades e também desafios os aguardavam. O mercado de Redutores de Velocidade havia se ampliado, assim como a concorrência comercial. Neste período, destacou-se a gestão familiar, a participação em feiras do setor Metalmecânico e o início das práticas ambientais dos fundadores. 

Hoje, com quase 50 anos de história, a Transmaq é referência em Redutores e Motorredutores de Velocidade, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeras aplicações. 

Estamos sempre disponíveis para sanar qualquer dúvida. E nossos técnicos podem dimensionar seu Redutor e ajudar você a encontrar soluções eficientes para o seu projeto e o equipamento ideal conforme a sua necessidade.

É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post. 

Além disso, contamos com um setor de engenharia especializado em manutenções e realizamos consertos em Redutores de todas as marcas (nacionais e importadas) em todos os estados de uso. Nossa equipe inspeciona e analisa o equipamento, propondo a solução mais precisa e adequada para cada caso. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre a história dos Redutores de Velocidade e dos motores elétricos. Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre a indústria.

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