Transmissão mecânica: conheça os principais elementos e entenda a importância de cada um deles

 

Fazer um maquinário funcionar requer o trabalho de muitos sistemas e passagens de energia. Dentro de um sistema, são necessários elementos de transmissão mecânica que fazem, justamente, essas transmissões de energias.

Esses elementos são peças que possibilitam a transmissão de potência, torque e rotação para uma máquina acionada em uma operação industrial. Os principais são: acoplamentos, Redutores e Motoredutores de Velocidade, correias, engrenagens, cabos de aço, polias, correntes, eixos e rolamentos.

Na Transmaq, além de Redutores e Motorredutores de Velocidade, você encontra diversos elementos de transmissão mecânica, como polias, engrenagens, acoplamentos, rolamentos e muito mais! Fale com a gente e peça seu orçamento:

Saiba mais sobre elementos de transmissão mecânica

Para que uma máquina seja colocada em funcionamento, as peças internas devem estar operando em harmonia. Isso significa, na prática, garantir a correta execução de todas as etapas de transmissão de energia.

Podemos entender um sistema mecânico desta forma: eles são criados para possibilitar a transferência de potência, energia e movimento a outros sistemas e elementos que compõem a máquina.

Os elementos de transmissão operam dentro de um sistema. Eles compõem o todo e garantem o funcionamento geral de uma máquina. Portanto, elementos de transmissão mecânica são os responsáveis por transmitir potência, torque e rotação entre os elementos de uma máquina. Eles são os responsáveis por manter o bom funcionamento e rendimento das máquinas durante toda a operação industrial.

Uma característica desses equipamentos de transmissão é a presença de elementos rolantes, que fazem com que a transmissão de energia seja realizada por meio de um movimento rotacional.

Principais tipos de elementos mecânicos

Alguns elementos são prioritários para que um sistema mecânico funcione. Pois são eles que fazem a transmissão de energia e do movimento para uma máquina acionada. Confira a seguir os principais tipos:

– Redutores e Motorredutores de Velocidade: Redutores são responsáveis por diminuir a velocidade de um acionador. Como consequência, o torque de saída aumenta e a potência necessária ao sistema consegue ser transmitida. É por meio dos Redutores de Velocidade, ainda, que a força da máquina é modificada. Já os Motorredutores são sistemas mecânicos que contêm uma engrenagem de redução e um motor elétrico. Normalmente, são utilizados em máquinas que precisam de movimentos rotativos com torque elevado.

Acoplamentos: Os acoplamentos são elementos de transmissão utilizados para conectar duas máquinas ou dois sistemas maiores. São eles que promovem a transmissão de torque quando há um acionamento. Com o uso desse elemento, é possível transmitir qualquer movimento, reduzir as vibrações do sistema, acabar com desalinhamentos e diminuir o efeito de choques.

– Engrenagens: As engrenagens ou rodas dentadas são elementos rígidos utilizados para transmitir movimentos de forma contínua e organizada. São empregadas na geração de potência dentro de um sistema maquinário.

Rolamentos: Os rolamentos industriais podem ser aplicados em locais e ambientes agressivos e possuem o objetivo de apoiar movimentos e suportar cargas. Assim, eles apoiam um eixo que transmite um movimento na operação.

– Polias: São elementos mecânicos circulares e acoplados a eixos motores. Assim, elas são, normalmente, movidas por máquinas e equipamentos e utilizadas para transformar e transferir movimentos. Geralmente essa força é transmitida por meio de correias e então é utilizada para movimentar uma série de objetos. 

– Eixos:Os eixos são fundamentais para as máquinas pois eles são utilizados com o objetivo de transmitir potência e suportar componentes rotativos. Esse dispositivo pode ser descrito como uma espécie de barra de ferro arredondada. A finalidade dessa peça é transmitir a energia, produzida pelo motor, para a máquina.

– Correias: Funcionam como estabilizadores de sistemas mecânicos e são utilizados para manter o sincronismo de rotação de diferentes peças. Além disso, a correia é utilizada para transmissão de força entre engrenagens ou polias. 

– Cabos de aços: Os cabos de aços são elementos de transmissão que suportam cargas. Portanto, sua principal função é suportar forças de tração alta, para que esses elementos possam elevar diversos tipos de cargas. De um modo simples, podemos descrever os cabos de aço como uma espécie de corda elaborada por meio do entrelaçamento de fios metálicos.

– Correntes: As correntes de transmissão mecânica, usualmente conhecidas como correntes de rolos, são equipamentos utilizados para transmitir força e movimento para que a rotação do eixo ocorra no sentido horário e anti-horário.

 

A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeros equipamentos e aplicações. 

E com a ajuda da nossa Equipe Técnica você encontra o Redutor ou Motorredutor ideal para o seu projeto. Nosso setor de dimensionamento analisa cada aplicação e ajuda a definir o equipamento correto conforme a necessidade identificada.

Além disso, contamos com um setor de engenharia especializado em manutenções e realizamos consertos em Redutores e Motorredutores de todas as marcas (nacionais e importadas) em todos os estados de uso. Nossa equipe inspeciona e analisa o equipamento, propondo a solução mais precisa e adequada para cada caso. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre acoplamentos. Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts como esse.

 

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.