Como a tecnologia em motores elétricos auxilia na economia de energia

Sabia que é possível reduzir em até 60% o consumo de energia em muitos dos equipamentos industriais na sua operação? O avanço tecnológico já permite a economia de energia de motores elétricos, com reflexo claro nas contas de luz de empresas e indústrias de pequeno e médio porte.

Os motores são responsáveis pela maior parte do consumo de energia na indústria no País. Os dados são do Ministério de Minas e Energia (MME), que informa que os motores consomem 43,7% de toda a energia elétrica nacional, sendo 68% dessa energia consumidos pela força motriz e 30% por motores elétricos, especialmente em consequência da prática de recondicionamento, que diminui a eficiência energética dos motores.

Os motores elétricos são importantes para os processos industriais. Com propósito de converter a energia elétrica em mecânica, eles são utilizados em diversas máquinas e equipamentos, como tornos, esteiras rolantes, bombas hidráulicas e muito mais.

A seguir, a gente te conta mais sobre a tecnologia utilizada nos motores e explica como a troca de motores elétricos antigos por novos de maior eficiência auxilia na economia de energia. Acompanhe nosso post e saiba mais!

A economia de energia em motores elétricos

Com o avanço tecnológico em motores elétricos, é possível encontrar alternativas que têm baixo consumo energético e, assim, evitar grandes gastos com energia. Mas como isso acontece? 

Os equipamentos modernos têm maior presença de cobre, o que colabora para a diminuição de consumo energético. Além disso, a diminuição de consumo energético é assegurada por fatores como: leveza do material do eixo, rolamento mais eficiente, design de refrigeração, tipo de cabeamento e menor dimensão do motor.

Com maior condutividade elétrica, os equipamentos de alto rendimento reduzem as perdas de energia. Eles ainda têm a vantagem de possuírem maior vida útil em comparação a motores mais antigos.

Por que trocar motores antigos por novos?

Sabia que em equipamentos mais antigos os desgastes mecânico e elétrico diminuem a potência que o motor entrega? Usualmente, o fator de serviço de um motor novo é 25% maior do que o antigo!

Assim como a perda de eficiência, a manutenção de motores elétricos com muito tempo de uso pode levar a riscos, tais como: risco de explosão e incêndio, de curto-circuito elétrico, de contato e maior custo a longo prazo.

Como falamos acima, a maior presença de cobre nos motores novos é um dos principais fatores para a diminuição do consumo de energia. Com maior condutividade elétrica, os equipamentos de alto rendimento reduzem as perdas de energia. 

Os motores mais novos têm, ainda, a vantagem de possuírem maior vida útil em comparação a motores convencionais. Por isso, além de avaliar o preço, a compra de um motor elétrico deve considerar a vida útil do mesmo. Desembolsar um valor um pouco maior por uma máquina pode refletir em maior vida útil e menor consumo energético, o que compensará o investimento inicial.

Estima-se que o motor elétrico alcance alto nível de desempenho por cerca de 5 anos. Após esse período, as funções e condições podem ficar comprometidas. Já os rolamentos possuem uma vida útil de 20.000 horas, estimada pelos fabricantes. As relubrificações podem ser feitas seguindo os procedimentos indicados na placa de identificação e no manual de instalação e manutenção do motor. Posteriormente, os rolamentos devem ser substituídos.

Na Transmaq, você encontra diversos modelos de motores elétricos a pronta-entrega! Com alternativas com um ótimo custo-benefício, oferecemos equipamentos de diferentes marcas que têm alto nível de rendimento. Além disso fabricamos Redutores e Motorredutores de Velocidade, para entregar soluções completas a você!.

É só entrar em contato com a nossa Equipe Técnica pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo, que entramos em contato com você!

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre a como a tecnologia em motores elétricos auxilia na economia de energia. Lembre-se que diminuir os gastos com energia também ajudam o ambiente, por meio de um consumo mais sustentável. 

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Quer deixar sua opinião sobre o tema? Tem alguma sugestão de post? Escreva pra gente nos comentários! Se você gostou das nossas dicas sobre, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre a indústria.

cadastre-se para receber informações materiais exclusivos (2)

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.