5 dicas de segurança para a Indústria Química

Acidentes são sempre sinônimos de transtorno, risco à vida, prejuízos financeiros e uma série de consequências desagradáveis. E na indústria química é preciso ainda mais cuidado! Muitas substâncias químicas têm potencial para causar incêndios, contaminar o meio ambiente, sem falar nos danos à saúde que podem ser graves ou até mesmo fatais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas nesse post que visam a segurança desse ambiente. E também falamos como a Transmaq pode ajudar na manutenção preventiva de Redutores e Motorredutores, uma medida fundamental para a segurança de qualquer indústria. Vamos lá?!

1. Faça manutenção preventiva

Evitar grandes prejuízos, aumentar a vida útil das máquinas e até mesmo economizar: esses são alguns dos benefícios da manutenção preventiva na indústria química.

Esse tipo manutenção tem como finalidade prever falhas, através de uma rotina de manutenção atenta às necessidades básicas do equipamento, como limpeza e lubrificação, entre outras tarefas. Ela é baseada no histórico de manutenção da empresa ou em recomendações do fabricante, e programada através de um calendário de manutenções.

Com a manutenção preventiva, você evita intervenções corretivas, não sofrendo com gastos extras e paradas desnecessárias nos processos produtivos.

A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, equipamentos presentes em diversas máquinas na indústria química, como  agitadores, misturadores, hidropulper, dispersores e reatores químicos. 

E, além de oferecermos modelos novos para diversas aplicações da área, temos um setor de engenharia especializado em manutenções, e realizamos consertos em Redutores de qualquer marca. Nosso objetivo é fazer com que seu equipamento continue trabalhando plenamente e por longos períodos!

É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post. 

2. Capacite os funcionários

Não presuma que os funcionários saibam o que fazer para evitar ou responder a derramamentos de produtos químicos. Treine todos os funcionários entrantes minuciosamente nos procedimentos operacionais padrões (POPs), cobrindo uma variedade de produtos químicos.

Eduque os funcionários sobre as  maneiras pelas quais eles podem ser expostos a produtos químicos e ensine-os a usar equipamentos de segurança e procedimentos adequados para evitar inalação, ingestão, injeção e absorção.

3. Não esqueça dos rótulos

É importante rotular adequadamente todos os recipientes de produtos químicos. Os produtos químicos geralmente se parecem, mesmo para um especialista. Verifique a rotulagem do recipiente – todos devem ver facilmente os riscos químicos no exterior do recipiente. Os recipientes rotulados corretamente evitarão acidentes devido à mistura de substâncias incorretas ou descarte inadequado.

Disponha as fichas de segurança do material (FISPQs) em um local facilmente acessível e claramente identificado. Antes de trabalhar com qualquer produto químico, o trabalhador deve consultar a FISPQ apropriada que fornece as informações sobre riscos e procedimentos de segurança para o manuseio e transporte seguro do material.

4. Reforce o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Para manter os funcionários afastados da exposição a produtos químicos, é necessário usar equipamentos de segurança (EPIs) durante a realização do trabalho. Ensine todos os funcionários sobre a localização de óculos, máscaras e luvas. Incentive os funcionários a usarem o equipamento toda vez que entrarem em um espaço de trabalho. A exposição a produtos químicos pode ocorrer quando o equipamento de segurança é negligenciado, facilitar o acesso ao equipamento de segurança garantirá que os trabalhadores o usem.

Treine todos os trabalhadores para inspecionarem seus equipamentos de segurança e a utilizarem corretamente.

5. Verifique os equipamentos de emergência

As diretrizes da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) exigem que o equipamento de emergência esteja disponível e funcionando em prédios que armazenam ou manipulam produtos químicos. Por exemplo, um extintor de trabalho, que foi inspecionado recentemente, pode impedir que pequenos incêndios se tornem maiores.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre segurança na indústria química. Lembre-se que o planejamento adequado pode salvar inúmeras vidas e evitar a perda de horas de trabalho.

diversos modelos a pronta-entrega (2)

Além do que citamos acima, é importante manter as estações de trabalho limpas e organizadas para evitar acidentes. E praticar procedimentos de segurança para emergências, como exercícios de combate a incêndio e exercícios de derramamento de produtos químicos manterão as habilidades aprendidas pelos funcionários durante o treinamento aprimoradas. Quando surgir uma emergência, os funcionários conhecerão seus papéis e funções para mitigar danos a si mesmos e à edificação.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Quer deixar sua opinião sobre o tema? Tem alguma sugestão de post? Escreva pra gente nos comentários! Se você gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre a indústria.

cadastre-se para receber informações materiais exclusivos (4)

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.