A importância da lubrificação em Redutores de Velocidade

O trabalho gerado pelas engrenagens dentro de um Redutor ou Motorredutor de Velocidade exige muita energia devido ao grande atrito gerado entre os dentes e com o consequente aumento da temperatura do equipamento. Para minimizar esses problemas, é necessário lubrificar o sistema com o uso de um óleo específico para Redutores.

Independente do modelo ou segmentos de mercado, Redutores devem receber a lubrificação adequada periodicamente, para manter o funcionamento com eficiência. Desde modelos de pequeno porte até os de grande porte, necessitam de óleo para garantir o melhor do equipamento.

A seguir, a gente te explica como e quando lubrificar seu Redutor ou Motorredutor Transmaq e fala sobre as vantagens da lubrificação. Vamos lá?!

Como fazer a lubrificação adequada do seu Redutor?

A lubrificação tem a função de reduzir o atrito interno entre as engrenagens, evitando o contato direto entre elas. Mas é preciso observar o óleo correto para essa função, obedecendo os parâmetros estabelecidos e especificidades de cada Redutor, pois ele precisa ser resistente para realizar essa separação de forma efetiva e dentro da funcionalidade ideal do equipamento.

Outra questão fundamental é observar a quantidade correta a ser utilizada. O exagero de quantidade de lubrificante pode reduzir o rendimento do produto e facilitar a ocorrência de vazamentos, enquanto sua falta impede a lubrificação adequada, resultando em redução da vida útil do equipamento.

Por isso, para manter melhores resultados e maior tempo de durabilidade do seu Redutor, é imprescindível seguir as recomendações do fabricante do Redutor de Velocidade quanto à quantidade, periodicidade e tipo de lubrificante a ser utilizado.

Para os Redutores e Motorredutores da Linha TR da Transmaq recomenda-se óleo mineral SAE 140 / ISO 680 (quando há até 600 RPM na entrada) e SAE 460 (quando há mais de 600 RPM na entrada). 

O mesmo vale para nossa Linha TR Premium, que também utiliza óleo mineral SAE 140 / ISO 680 (quando há até 600 RPM na entrada) e SAE 460 (quando há mais de 600 RPM na entrada). 

Já nossa Linha Mundial utiliza óleo sintético e recomenda-se a troca a cada 10.000 horas ou 1 ano em uma cadência de trabalho de 24h por dia, aproximadamente.

Para nossa Linha Guincho o óleo indicado é o SAE 140 / ISO 680 e o volume é de 1,15 litros.

Os óleos SAE 460 e SAE 90 são recomendados também para a Linha TH da Transmaq, sendo o 460 o mais indicado.

A quantidade correta de óleo é visualizada no parafuso indicando o nível de óleo, mas é importante lembrar que o volume de lubrificante de cada Redutor é definido baseando-se nas posições de trabalho do mesmo.

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Já a periodicidade da troca de óleo depende muito da máquina e da aplicação em que o Redutor está inserido, e também do regime de trabalho do Redutor Transmaq, ou seja, as horas de serviço diárias do equipamento. 

Recomenda-se que primeira troca de óleo ocorra após 200 horas de serviço do Redutor ou Motorredutor Transmaq (período de amaciamento). As demais trocas de óleo poderão ser feitas após 1.200 horas de trabalho do equipamento ou anualmente.

É importante ressaltar que as drenagens de óleo devem ser realizadas quando o Redutor estiver quente.

Para saber mais sobre lubrificação de Redutores ou para outras informações, é só entrar em contato com a gente pelo telefone (51) 99326-5760  (WhatsApp) ou pelo e-mail vendas4@transmaq.com.br. Prestamos assistência técnica e estamos sempre disponíveis para sanar qualquer dúvida!

Confira as vantagens da lubrificação correta em Redutores de Velocidade:

– Protege as faces metálicas das engrenagens do atrito e do desgaste;

– Evitar que rompimentos das vedações ou vazamentos ocorram;

– Dissipa o calor gerado pelo atrito das engrenagens;

– Aumenta a vida útil do equipamento.

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Esperamos que você tenha gostado desse post sobre a importância da lubrificação em Redutores de Velocidade. Lembre-se que a prática pode aumentar a vida útil do equipamento, entre outros benefícios.

Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente pelo telefone (51) 99326-5760 (WhatsApp) ou se cadastrar no formulário, clicando na imagem abaixo. Temos quase 50 anos de experiência em Redutores de Velocidade. E nossa Equipe Técnica está sempre pronta para atender você.

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1 comentário em “A importância da lubrificação em Redutores de Velocidade”

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