Transmaq participa do Programa Brasil Mais Produtivo

Aumentar a produtividade e reduzir as despesas de produção é o desejo de dez entre dez empresas. O Programa Brasil Mais Produtivo tem como objetivo mostrar que é possível fazer isso em pouco tempo. E o melhor: com medidas simples e de baixo custo. A Transmaq é uma das empresas participantes desse projeto, que é uma inciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A proposta do Brasil Mais Produtivo é utilizar os recursos humanos e os instrumentos já existentes na própria fábrica. Os consultores do projeto analisam o processo produtivo de cada empresa e buscam soluções para diminuir o desperdício de tempo e materiais e, consequentemente, reduzir os custos de produção. A metodologia usada é a lean manufacturing (manufatura enxuta), baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

1

O Brasil Mais Produtivo é inspirado no Indústria+Produtiva, Programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizado em 2015. No ano passado, o Indústria+Produtiva propiciou bons resultados à Transmaq.

Na fábrica, a busca por apenas uma peça necessária para compor um motorredutor podia chegar a 25 minutos. Os funcionários andavam, em média, 316 metros para montar cada equipamento – o equivalente à extensão média de três campos de futebol. Após mudanças nas estações de trabalho e na organização das peças, a distância caiu para 8 metros e o tempo de busca despencou para 2 minutos. Consequentemente, o tempo total para a finalização do produto passou de 1h20 para 28 minutos – uma queda de 65%.

A eficiência permitiu a expansão da produção de 10 motorredutores para 16 a cada dia. “Antes, a nossa produção não dava conta da demanda. Hoje, vemos que era mais uma questão de organização e de gestão da produção. Estamos fazendo mais e melhor com o que já tínhamos”, afirma Milena Pedroso, uma das sócias da Transmaq. A otimização do tempo resultou numa economia de quase R$ 17 mil por mês.

Os bons resultados gerados pelo Indústria+Produtiva levaram a Transmaq a participar do Brasil Mais Produtivo neste ano. Segundo Milena, a participação no projeto em 2015 trouxe ganhos surpreendentes de produtividade e de melhoria da qualidade de vida na Transmaq. “Foi um processo que humanizou o ambiente de trabalho, identificou e reduziu desperdícios e plantou a sementinha: ‘o que mais podemos melhorar?’ ”, conta. Para ela, os tempos atuais de instabilidade econômica pedem que as empresas se reinventem. ”Acredito que um olhar de fora, de consultores com vivência na indústria e diversas experiências com ferramentas do lean manufacturing, seja a solução para melhorarmos a qualidade do nosso trabalho e aumentarmos a produtividade”, projeta.

A partir desta segunda-feira (22), consultores do Senai estarão na empresa realizando treinamento e levantamento de dados sobre a produção. O projeto será desenvolvido em etapas e deve se estender até novembro. Além da Transmaq, mais de 2 mil indústrias dos setores de alimentos, vestuário e calçados, moveleiro e metalmecânico participam do Programa.

 

*Informações e imagem do site Portal da Indústria.

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.