Brasil Mais Produtivo movimenta a Transmaq

Desde o mês passado, uma movimentação diferente vem chamando atenção na Transmaq. Trata-se do Programa Brasil Mais Produtivo, que tem como objetivo aumentar a produtividade das indústrias e reduzir as despesas de produção em pouco tempo, com medidas simples e de baixo custo. A Transmaq é uma das mais de duas mil empresas que fazem parte desse projeto. Reuniões e monitoramentos realizados no final de agosto buscaram localizar problemas na fábrica e desenvolver novas ideias para melhorar o funcionamento da produção. Neste mês de setembro, entre os dias 8 e 9, o foco foi o treinamento no Kanban, a ferramenta escolhida para ser aplicada na empresa.

027
Foram realizadas visitas a todos os setores da fábrica

A proposta do Brasil Mais Produtivo é utilizar os recursos humanos e os instrumentos já existentes na própria fábrica. Os consultores do projeto analisam o processo produtivo de cada empresa e buscam soluções para diminuir o desperdício de tempo e materiais e, consequentemente, reduzir os custos de produção. A metodologia usada é a lean manufacturing (manufatura enxuta), baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Kanban

O Kanban é um termo de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado a utilização de cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção ou transportes em indústrias. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”. Na Transmaq, a ferramenta será utilizada para controlar o estoque do setor de aço.

076
Reuniões realizadas em agosto definiram que a ferramenta utilizada seria o Kanban

A proposta de utilizar o Kanban foi levantada pelos funcionários da empresa e teve a aceitação da Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai, Andreza Nietiedt, que presta consultoria à Transmaq no Brasil Mais Produtivo. Segundo uma das sócias da Transmaq, Milena Pedroso, a escolha pela ferramenta é positiva, já que o controle do estoque tem muita importância no funcionamento de uma empresa. “Por meio do Kanban, esperamos diminuir o trabalho em um setor e otimizar tempo em outro, focando no que realmente importa”, completa.

Durante os dias 8 e 9 de setembro, além do treinamento na nova ferramenta, foram realizadas simulações para que os funcionários comecem a se preparar para a semana Kaizen, quando o Kanban será aplicado na empresa.

Semana Kaizen

A semana Kaizen é o período quando todos os planejamentos feitos durante as reuniões, monitoramentos e treinamentos é colocado em prática. Na Transmaq, a semana Kaizen vai ocorrer entre os dias 24 e 28 de outubro. Durante esses dias, a fábrica não produz e se foca totalmente em aplicar o Kanban.

Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa “mudança para melhor”, e é isso que Milena espera: ”Acredito que um olhar de fora, de consultores com vivência na indústria e diversas experiências com ferramentas do lean manufacturing, seja a solução para melhorarmos a qualidade do nosso trabalho e aumentarmos a produtividade”, projeta.

 

 

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.