O que é inversor de frequência e quando utilizá-lo?

Inversor de frequência (ou conversor de frequência) é um dispositivo eletrônico capaz de controlar a velocidade de um motor. A ação é realizada por meio da variação da tensão e da frequência fornecidas ao motor.

Com a utilização de um inversor, o motor passa a trabalhar com frequências diferentes da fornecida pela rede, o que possibilita a variação da velocidade de giro. Isso permite que o motor trabalhe em diferentes velocidades.

Além do controle de velocidade, os inversores de frequência apresentam outras vantagens: redução no consumo de energia elétrica, proteção para o motor e automatização dos processos.

A seguir, falamos mais sobre inversores de frequência e quando seu uso é indicado. Além disso, explicamos a diferença entre Redutores e Motorredutores de Velocidade Transmaq e inversores. 

Onde inversores de frequência são utilizados?

Os inversores de frequência podem ser utilizados em diferentes aplicações. No ramo industrial, esses dispositivos são usados em maquinários como esteiras transportadoras e rotuladoras.

Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos. Esteiras ergométricas profissionais, por exemplo, costumam fazer uso de inversores para realizar a comunicação entre o painel e o motor. Climatizadores evaporativos também costumam utilizar inversores para controlar a velocidade do ventilador e gerenciar o acionamento da bomba de circulação.

Redutor de Velocidade e Inversor de Frequência

Como já falamos, com o inversor, em um determinado momento o motor pode trabalhar em velocidade máxima e, em outros, em velocidades mais baixas. Já o Redutor é utilizado para reduzir a velocidade do motor elétrico e aumentar a força dele. 

A principal diferença, então, entre um inversor e um Redutor é a variação de velocidade. Enquanto no Redutor ou Motorredutor ela é fixa, os inversores permitem a variação de velocidade. Além disso, os Redutores também elevam o torque (força) dos motores.

Os dois equipamentos, Redutor e inversor, podem ser usados em conjunto. O inversor liga o motor a rede elétrica e possibilita a variação da velocidade do mesmo. E esse sistema permite que o conjunto formado por Redutor e motor tenha sua rotação (velocidade) variada dentro de uma faixa pré-estabelecida.

A combinação de Redutor e inversor é muito utilizada quando há a necessidade de gerar uma aceleração gradual da velocidade (rampa de aceleração) do motor e também uma desaceleração gradual (rampa de desaceleração), como ocorre em elevadores, esteiras de transporte e misturadores, por exemplo.

Cópia de diversos modelos a pronta-entrega (5)

E sabia que na Transmaq você encontra inversores de frequência? Temos diversos modelos para diferentes aplicações. É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post para saber mais.

Nosso objetivo é oferecer soluções completas para o seu projeto! Por isso, além de Redutores e inversores, trabalhamos com polias, acoplamentos, graxas, óleos, redutor de atrito e quadros de comando. E mais: temos peças de reposição com entrega imediata para nossos redutores da Linha TR e produzimos também peças sob medida, caso seu equipamento necessite.

Também contamos com um setor de engenharia especializado em manutenções e realizamos consertos em Redutores de todas as marcas (nacionais e importadas) em todos os estados de uso. Nossa equipe inspeciona e analisa o equipamento, propondo a solução mais precisa e adequada para cada caso. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre inversores de frequência. E se ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto, é só entrar em contato. Estamos prontos para lhe atender.

Gostou desse post? Então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre Redutores de Velocidade e automação.

cadastre-se para receber informações materiais exclusivos (1)

2 comentários em “O que é inversor de frequência e quando utilizá-lo?”

  1. Aquiles Afonso Campagnaro

    Tenho uma dúvida técnica, porém desconheço os termos. Usarei os de meu vocabulário limitado.
    Preciso de motores trifásicos e controlá-los com inversor de frequência para otimização com base nos sinais vindos de uma sonda que mede um parâmetro (Oxigênio dissolvido). A dúvida é quanto à escolha do motor que proporcione menor custo em KWh e durabilidade visto que funcionará ininterruptamente (24 horas/dia). Motor grande usado em rotação baixa, motor pequeno usado em rotação alta? ou um meio termo? e como dimensionar, o que preciso ter de dados para escolher?
    Obrigado.

  2. Pingback: 6 motivos para utilizar Redutores de Velocidade Transmaq | Transmaq – Motorredutores de Velocidade

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.