A calagem é uma etapa muito importante do preparo do solo para o cultivo agrícola. Na prática, materiais de caráter básico – como o calcário e o cal – são adicionados à terra com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como cálcio e magnésio.
A calagem do solo em plantio direto tem sido reconhecida como um dos principais métodos para promover a qualidade da terra e aumentar os níveis de produção.
A seguir, falaremos sobre como evitar erros na calagem e listaremos alguns passos na hora de colocar a técnica em prática.
1. Procedimento não é tão simples
Primeiro, é preciso ter em mente que a aplicação de calcário é uma técnica complexa. Para o bom êxito da calagem, alguns fatores devem ser observados. É necessário realizar uma correta e qualificada análise de solo, com atenção ao procedimento de coleta de amostras e análise em laboratórios; regulagem adequada do distribuidor de calcário, da profundidade de incorporação e da umidade do produto; e uniformidade na distribuição.
2. Definição do tipo de calcário
Calcário, cal virgem, cal hidratada, calcário calcinado, entre outros: existem diversas opções de produtos no mercado. Isso deve ser decidido através da análise de solo, observando, principalmente, os teores de pH, cálcio e magnésio.
3. Aplicação
Normalmente, recomenda-se que a calagem seja feita três meses antes do plantio da cultura. Além disso, o calcário deve ser distribuído e incorporado uniformemente ao solo, com a profundidade de 17 a 20 centímetros. Isso porque a calagem atua ao longo dos anos no plantio direto, amenizando os efeitos nocivos da acidez em camadas mais profundas do solo.
A gente espera que nossas dicas ajudem você na hora da aplicação do calcário e que a calagem traga bons resultados!
Se quiser ter acesso a outras dicas e informações sobre agricultura, continue acompanhando nosso Blog. Você também pode curtir nossa página no Facebook para saber tudo o que a gente publica por aqui.