O conceito da Indústria 4.0 trata de diversas tecnologias, inovações e ferramentas que podem ser utilizadas nos processos industriais de empresas. A ideia é utilizar o que há de mais moderno: big data, data science, internet das coisas, inteligência artificial e outros.
Podemos dizer que ela é a continuação do aperfeiçoamento das máquinas, por isso é citada como a nova a mais nova “Revolução Industrial”. Espera-se que essa nova revolução modifique completamente os processos e fluxos de trabalho como conhecemos hoje.
O modelo busca transformar a maneira como máquinas se comunicam e utilizam as informações. Ou seja, não se trata mais de automatizar um único processo, ou de investir em tecnologia para solucionar algum problema. Neste novo modelo, o objetivo é unir completamente o físico com o virtual, através da informatização. Desse modo, tudo pode ser mensurado, analisado e otimizado.
Na prática, a manutenção preditiva, por exemplo, é muito mais fácil, uma vez que as máquinas estipulam o momento certo para sua própria manutenção. Isso acontece por meio de sensores implementados nos equipamentos, que avaliam e informam ao gestor sobre o desempenho. Desta forma, os primeiros sinais de falhas são rapidamente detectados, corrigidos e, assim, a produção se torna mais otimizada.
O conceito Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, mas, segundo dados de 2018, apresentados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), menos de 2% das organizações do país estão inseridas nesse modelo de trabalho.
O avanço da tecnologia, porém, é inevitável e a Indústria 4.0 proporciona diversas vantagens para os mercados e empresas que fazem parte do modelo. Quer sair na frente? A seguir, a gente te ajuda a compreender qual a melhor forma de se preparar para a Indústria 4.0 em três passos. Vamos lá?!
1. Avalie as Necessidades da Empresa
O que você precisa? Diminuir o tempo de fabricação de um produto? Investir em mensuração e análise de dados? Ou mesmo tornar a manutenção dos equipamentos mais fácil?
Defina as prioridades da empresa para, então, começar a investir.
2. Crie um Planejamento Estratégico
Implementar o conceito de Indústria 4.0 requer planejamento. Estude muito bem quais são os principais problemas que sua empresa enfrenta, pesquise diferentes tecnologias que podem ser adotadas e faça um plano a longo prazo, para aos poucos ir modernizando todo o negócio.
3. Invista em Mão de Obra Qualificada
Nem sempre é possível encontrar o perfil de profissional desejado no mercado. Por isso, uma boa dica é investir na formação de profissionais da própria empresa. Um colaborador disposto e com potencial pode ser mais vantajoso do que contratar alguém de fora, pois o profissional já conhece a cultura organizacional da empresa.
Esperamos que você tenha gostado desse post sobre a Indústria 4.0 e que ele tenha lhe ajudado a compreender o conceito e a como começar a implementá-lo.
Lembre-se que o modelo da Indústria 4.0 pode tornar os processos industriais mais econômicos, ágeis e autônomos. Mas é importante que você o adéque ao momento que a sua empresa se encontra, seguindo a sua linha de produção e seus processos internos.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Quer deixar sua opinião sobre o tema? Tem alguma sugestão de post? Escreva pra gente nos comentários! E se você gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre a indústria.