redutores, motorredutores, caixa de transmissão

Conheça os tipos de manutenção para máquinas industriais

Manter a produtividade das indústrias depende muito do bom funcionamento das máquinas. E a manutenção industrial é fator primordial para garantir que isso aconteça. Mas, além de manter a produtividade, as vistorias também geram outros benefícios, como o aumento da vida útil dos equipamentos, por exemplo.

Por isso, é importante conhecer e compreender cada tipo de manutenção, os pontos positivos e negativos, e como elas podem contribuir ou afetar a produtividade e os resultados no campo fabril. A seguir, listamos os três tipos mais comuns de manutenção industrial e as suas principais características.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela em que, primeiro, há o desgaste ou a completa inutilidade do equipamento, para que, só depois, haja a restauração.

Esse tipo de reparo pode ocorrer em duas situações distintas: devido a uma avaria inesperada e não planejada, como, por exemplo, a quebra de um redutor ou devido ao relato de problema identificado através de um programa de monitoramento, como, por exemplo, a intervenção após a detecção da vibração do motor.

Manutenção preventiva

Neste caso, o procedimento ocorre em períodos preestabelecidos. A manutenção preventiva tem como finalidade prever falhas, através de uma rotina de manutenção atenta às necessidades básicas do equipamento, como limpeza e lubrificação, aferição e calibragem, entre outras tarefas.

Esse tipo de manutenção é baseada no histórico de manutenção da empresa ou em recomendações do fabricante, e programada através de um calendário de manutenções.

Manutenção preditiva

O objetivo da manutenção preditiva é evitar os reparos inconvenientes, desmontagens dos mecanismos e consertos de emergência, que geralmente exigem a interrupção do processo produtivo.

A ideia é, basicamente, a mesma da manutenção preventiva, mas é realizada através de método de trabalho diferente. Nesse tipo de procedimento, há o monitoramento constante do maquinário, tornando possível identificar irregularidades para que as correções necessárias sejam programadas com antecedência.

Agora você já sabe quais são os principais tipos de manutenção industrial. Lembre-se que as vistorias periódicas ajudam a prolongar a vida útil dos equipamentos e garantem que se produza com eficiência! As rotinas de reparos, sejam preditivos, preventivos ou corretivos, devem ser cumpridas da melhor forma possível.

E sabia que a gente pode ajudar você? Realizamos manutenção e consertos de redutores de velocidade. Além disso, produtos da Linha Transmaq contam com um estoque de peças a pronta-entrega.

Se você gostou do post, continue acompanhando nossa página no Facebook e Blog para ter acesso a novidades e outras informações sobre manutenção industrial.

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.