Com prédios, arranha-céus e construções cada vez mais altas, os elevadores são essenciais no nosso dia a dia. Sem eles, como subiríamos 30 andares, não é? Mas você já parou para pensar em como e quando os elevadores foram criados?
Existem registros desde 1500 a.C. sobre os esforços da humanidade para transportar verticalmente cargas e pessoas. Primeiramente com a tração realizada por pessoas e animais, que foi evoluindo para a energia a vapor e, logo depois, para a eletricidade.
Porém, somente em 1853 foi criado e patenteado o elevador de segurança pelo americano Elisha Graves Otis. O equipamento era projetado para impedir a queda da plataforma, caso os cabos oscilassem durante o transporte.
Em 1854 para concretizar sua invenção, Otis mandou cortar a corda de um elevador sob o qual se encontrava, onde o dispositivo de segurança foi acionado, interrompendo a queda do equipamento. Esse mecanismo de segurança mudou a percepção mundial sobre conceito de transporte vertical e o transporte de passageiros começou a se popularizar.
Em 1880, na feira da indústria em Mannheim, na Alemanha, foi apresentado o primeiro elevador movido a motor elétrico, que levava 11 segundos para subir até o topo da torre de 20 metros, construído pelo alemão Werner Von Siemens. O uso da tração pelo motor elétrico como fonte de energia mecânica é uma das principais aplicações em transporte vertical até hoje.
O controle da operação do elevador era realizado pelo próprio ser humano até metade do século XX. Somente em 1950, utilizando dispositivos eletromecânicos, foi instalado o primeiro elevador com portas automáticas, sistema de coleta de chamadas e sinais sonoros que dispensavam o ascensorista.
A partir de 1970, os elevadores foram equipados com circuitos integrados, que permitiam o desenvolvimento de microcomputadores, que foram utilizados como controladores lógicos dos novos equipamentos.
Antes da Revolução Industrial, o transporte por elevadores era totalmente desconfortável, com balanços constantes, vibrações e altos índices de desnivelamento nas paradas.
Com o tempo, o desenvolvimento tecnológico possibilitou a elaboração de elevadores cada vez mais específicos a diversos tipos de operações. Atualmente, os equipamentos são eficientes e capazes de atender as exigências de seus usuários com conforto, confiabilidade e segurança durante a viagem.
A melhor solução em Redutores para elevação de carga
Responsáveis por realizar a força para o deslocamento do peso, Redutores de Velocidade são componentes fundamentais para elevadores. E na Transmaq você encontra Redutores e Motorredutores para equipamentos de elevação, já que nossos produtos garantem robustez e durabilidade.
Nossos modelos podem ser utilizados em diversos equipamentos de elevação, como elevadores monta carga, pontes rolantes, esteiras transportadoras, monta prato, talhas elétricas, máquinas de tração, elevadores de plataforma e muito mais!
E com a ajuda da nossa Equipe Técnica você descobre o Redutor ideal para o seu projeto!
Por meio de cálculos, analisando o peso da estrutura, o peso da carga, a velocidade de deslocamento do elevador, a quantidade de paradas e a altura de elevação do equipamento, dimensionamos o modelo Transmaq perfeito para a sua aplicação! É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post.
Produzimos o Redutor ou Motorredutor conforme a necessidade de aplicação de cada cliente, para entregar o conjunto mecânico adequado para o seu projeto. Nosso objetivo é entregar soluções completas em acionamento de elevadores. E ainda oferecemos 1 ano de garantia!
A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeros equipamentos e aplicações.
Além disso, contamos com um setor de engenharia especializado em manutenções e realizamos consertos em Redutores e Motorredutores de todas as marcas (nacionais e importadas) em todos os estados de uso. Nossa equipe inspeciona e analisa o equipamento, propondo a solução mais precisa e adequada para cada caso.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre a história dos elevadores. Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts como esse.