Redutores e Motorredutores podem ser encontrados em muitos setores da indústria para reduzir a velocidade e aumentar o torque de um acionador. E são utilizados em diversos equipamentos: esteiras, elevadores de carga, estufas, aviários, espalhadores de calcário e esterco, misturadores, pontes rolantes, exaustores, agitadores para todos os tipos e calandras, entre outros. Mas, para que Redutores de Velocidade mantenham seu funcionamento com eficiência, são necessários alguns cuidados.
Com algumas medidas, Redutores e Motorredutores podem atingir uma longa vida útil e evitar manutenções corretivas por um bom tempo. Porém, para alcançar esse bom desempenho, alguns cuidados devem ser tomados, desde a instalação até a lubrificação correta.
A seguir, a gente fala sobre 5 cuidados que são muito importantes para o bom funcionamento do seu Redutor Transmaq e que podem até mesmo prolongar a vida útil do equipamento. Vamos lá?
1. Dimensionamento
O primeiro cuidado começa antes mesmo de instalar o Redutor: é muito importante escolher o modelo correto. Condições como o tipo de aplicação, finalidade do equipamento, regime de trabalho, torque, potência desejada, redução esperada e rotação de saída devem ser observadas.
Um Redutor ou Motorredutor mal dimensionado fará com que a sua máquina não atinja a eficiência desejada, por exemplo. Por isso, para encontrar o Redutor mais adequado a sua aplicação, você deve recorrer a uma empresa especializada.
A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeras aplicações, seja você da indústria Metal-Mecânica, Química, Agropecuária, Alimentícia, Elevação, entre outras. E você pode contar nosso setor de dimensionamento.
Oferecemos atendimento personalizado, por meio de consultoria e análise, para selecionar o Redutor certo para o seu equipamento. A partir das necessidades de sua aplicação, nossa Equipe Técnica faz os cálculos e dimensiona seu produto, oferecendo exatamente o que você precisa! Além disso, temos um setor dedicado a engenharia e estamos sempre disponíveis para sanar qualquer dúvida.
É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post.
2. Instalação
É muito importante que a instalação seja realizada de forma correta, por profissionais capacitados que saibam realizar o serviço.
Entre os processos de instalação estão o alinhamento entre máquina e Redutor e entre Redutor e motor; nivelamento dos componentes e peças dos Redutores, como acoplamentos e polias; além da fixação dos parafusos e carcaça.
Esses procedimentos são fundamentais para que Redutores e Motorredutores possam operar de forma eficiente e em sua capacidade máxima.
3. Gerenciamento
Para que o Redutor não apresente falhas, é importante que ele seja observado e gerenciado da maneira correta. Seja quem for o responsável pelo gerenciamento da parte de manutenções e datas, é preciso ficar muito atento a qualquer detalhe, isso porque qualquer defeito ou reação diferente pode causar uma pausa no trabalho ou redução de desempenho do Redutor.
É importante também proteger o Redutor ou Motorredutor de grandes impactos ou quedas, evitar cargas excessivas e o superaquecimento do equipamento.
4. Manutenção
Com o passar do tempo, Redutores e Motorredutores de Velocidade, em utilização, sofrem desgastes. E para garantir que eles continuem trabalhando plenamente, e por longos períodos, é necessário realizar manutenções.
O ideal é que sejam realizadas revisões periódicas ou manutenções preditivas, a fim de evitar manutenções corretivas — que podem parar sua produção inesperadamente.
A Transmaq realiza consertos e manutenções em Redutores e Motorredutores. Contamos com um Setor de Engenharia próprio, com corpo técnico especializado que inspeciona, analisa e executa o serviço de manutenção de Redutores das nossas linhas e de todas as marcas (nacionais e importadas) e em todos os estados de uso. Nossa Equipe Técnica é especializada em identificar a necessidade de cada cliente propondo a solução técnica mais precisa e econômica para cada caso.Seu Redutor ou Motorredutor sai daqui como novo!
Fornecemos também peças avulsas: eixo de entrada, eixo de saída, engrenagens, rolamentos, retentores, tampas, parafusos e carcaças.
5. Lubrificação
O trabalho gerado pelas engrenagens dentro de um Redutor ou Motorredutor de Velocidade exige muita energia devido ao grande atrito gerado entre os dentes e com o consequente aumento da temperatura do equipamento. Para minimizar esses problemas, é necessário lubrificar o sistema com o uso de um óleo específico para Redutores.
Podemos dizer que a lubrificação é um dos principais cuidados operacionais dos Redutores, sendo ela responsável por cerca de 70% das falhas — que ocorrem, geralmente, devido ao uso de lubrificante errado, descumprimento dos prazos de troca, ou impurezas e vazamentos.
Independente do modelo ou segmentos de mercado, Redutores devem receber a lubrificação adequada periodicamente, para manter o funcionamento com eficiência. Desde modelos de pequeno porte até os de grande porte, necessitam de óleo para garantir o melhor do equipamento.
Aqui você confere quais são os óleos indicados para as Linhas de Redutores e Motorredutores Transmaq.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para prolongar a vida útil do seu Redutor de Velocidade Transmaq. Lembre-se que com esses cuidados você pode evitar gastos desnecessários e possíveis falhas na sua indústria.
Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre Redutores e Motorredutores.