Uma maneira eficiente de aumentar os lucros é fazer com que os custos sejam menores do que o faturamento, e isso não é diferente na indústria alimentícia. Com a diminuição dos gastos, mesmo que o faturamento fique estável, o lucro será maior.
A melhor forma de fazer isso é evitando desperdícios desnecessários! Mas isso não é algo simples.
Por isso, nesse post, a gente ajuda você a identificar desperdícios e evitar gastos desnecessários na indústria alimentícia. E explica, ainda, como a Transmaq pode ajudar na manutenção preventiva de Redutores e Motorredutores, uma medida fundamental para a evitar falhas e economizar. Vamos lá?!
1. Realize manutenção preventiva
Falhas geram retrabalho e, como consequência, aumento de custos para a indústria de alimentos. Por isso, além de padronizar determinadas atividades e buscar melhorias nos processos, é importante garantir o bom funcionamento das máquinas com a manutenção preditiva.
Esse tipo manutenção tem como finalidade prever falhas, através de uma rotina de manutenção atenta às necessidades básicas do equipamento, como limpeza e lubrificação, entre outras tarefas. Ela é baseada no histórico de manutenção da empresa ou em recomendações do fabricante, e programada através de um calendário de manutenções.
Com a manutenção preventiva, você evita intervenções corretivas, não sofrendo com gastos extras e paradas desnecessárias nos processos produtivos.
A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores da área: indústria frigorífica, indústria panificadora, indústria de doces, cerealistas, arrozeiras, entre outros. Nossos equipamentos estão presentes em inúmeras máquinas da indústria alimentícia, como misturadores de diversos alimentos, esteiras, batedores de melados, soque de erva mate, torradores de amendoim e muitos outros.
E, além de oferecermos modelos novos para diversas aplicações da área, temos um setor de engenharia especializado em manutenções, e realizamos consertos em Redutores de qualquer marca. Nosso objetivo é fazer com que seu equipamento continue trabalhando plenamente e por longos períodos!
É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post.
2. Fique atento ao estoque
O desperdício em uma empresa ocorre também quando ela produz mais do que consegue vender. A superprodução faz com que tempo e recursos (pessoal, equipamentos, materiais e insumos) sejam alocados com muita antecedência, resultando em excesso de estoque.
Além de causar aumento nos custos, estoque demais exige um espaço maior para armazenagem e um esforço extra para sua gestão. Em outras palavras: excesso de estoque é sinônimo de dinheiro parado!
Portanto, planeje com cuidado as compras e a produção, para que estejam de acordo com a demanda.
3. Importância do transporte
Como vimos, é de suma importância evitar desperdícios durante a produção. Contudo, isso também deve se estender ao processo logístico, principalmente no caso de produtos alimentícios.
Os alimentos estão entre os produtos que exigem formas adequadas de transporte e armazenamento. É preciso considerar embalagem, salubridade, temperatura e iluminação, pois são fatores que influenciam diretamente na conservação e validade dos produtos.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para evitar desperdícios na Indústria Alimentícia, e que elas ajudem sua empresa a diminuir os custos de forma realmente eficaz.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Quer deixar sua opinião sobre o tema? Tem alguma sugestão de post? Escreva pra gente nos comentários! Se você gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre a indústria.