Pensar em como melhorar a segurança na fábrica é fundamental para reduzir custos e proporcionar um ambiente de trabalho saudável e de melhor qualidade. Por isso, a segurança tem se tornado uma preocupação cada vez mais frequente nas grandes empresas, além de contar com uma legislação bastante rígida.
Mais do que disponibilizar os equipamentos corretos de segurança é preciso criar uma cultura de segurança dentro da empresa, promovendo um ambiente no qual cada um dos colaboradores tenha a exata noção do motivo de estar usando um determinado equipamento.
Listamos abaixo três atitudes que se deve ter a fim de priorizar a segurança no chão de fábrica. Confira:
1. Invista em equipamentos de segurança
O uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tem como objetivo a proteção do empregado. Por isso, além do trabalho de conscientização para o uso correto, a empresa deve realizar fiscalização para certificar-se que tudo está sendo feito de maneira correta.
2. Conscientize os funcionários
O descumprimento das normas de segurança é um dos fatores que mais ajudam a causar acidentes de trabalho. Geralmente, isso ocorre porque os funcionários não entendem de que forma os equipamentos de proteção e as normas de segurança podem ajudá-los.
Por isso, é papel da empresa investir em campanhas de conscientização sobre a segurança no local de trabalho. Treinamentos também são importantes, pois ajudam os funcionários a lidar de forma adequada e segura com os equipamentos e maquinários, a reagirem no caso de problemas ou situações fora do controle, como uma pane elétrica, por exemplo.
3. Sinalize áreas perigosas
Avisos de segurança são muito importantes quando falamos na prevenção de acidentes. As placas devem estar localizadas em pontos estratégicos da fábrica. Elas servem para “refrescar a memória” com conceitos já debatidos em ocasiões anteriores na empresa.
Uma boa dica é utilizar materiais coloridos, que tenham um forte apelo visual, pois nessas circunstâncias imagens são muito mais eficientes do que textos longos.
Agora você já sabe quais são as principais iniciativas para garantir a segurança no chão de fábrica. Com essas ações, a planta produtiva da sua empresa fica menos suscetível a acidentes e imprevistos.
E se você gostou do post, continue acompanhando nossa página no Facebook e Blog para ter acesso a dicas, novidades e outras informações sobre a indústria.