O elevador é um transporte muito seguro, mas para que ofereça total estabilidade, é necessário que o equipamento receba manutenções periódicas com empresas ou profissionais devidamente capacitados.
Na maioria das vezes, acidentes são decorrentes de más condições de preservação do equipamento ou manutenções realizadas precariamente. Por isso, vistoras preventivas são imprescindíveis, pois ajudam a garantir maior eficiência do elevador e a segurança dos usuários.
Abaixo, listamos alguns passos que garantem a segurança de quem utiliza o elevador e prolongam a vida útil do equipamento. Confira:
1. Faça manutenção preventiva
A segurança dos elevadores é resultado do bom funcionamento de uma série de circuitos e dispositivos que devem ser verificados e mantidos rotineiramente. Do contrário, podem ocasionar condições de uso inseguras do equipamento.
O ideal é que a manutenção em elevadores seja feita mensalmente. Isso é essencial para que sistemas de transmissão, cabos de aço, freios de emergência e limitador de velocidade sejam devidamente averiguados.
2. Siga as normas de segurança
As normas de segurança são indispensáveis para que acidentes em elevadores não ocorram! Por isso, é fundamental exigir que as normas de segurança sejam devidamente cumpridas. Elas foram criadas para proteger os usuários e garantir o funcionamento correto e seguro dos equipamentos.
3. Respeite a capacidade do elevador
Todo elevador vem com um aviso indicando qual é o número de pessoas que ele acomoda, assim como a sua capacidade em quilos. E, visando o bom funcionamento e segurança do equipamento, esses números não devem ser desrespeitados.
A gente espera que nosso post ajude você a compreender a importância de prezar pela segurança em elevadores. Se quiser ter acesso a outras dicas e informações como essas, continue acompanhando nosso Blog. Você também pode curtir nossa página no Facebook para saber tudo o que a gente publica por aqui.