Garantir a qualidade dos produtos, resfriamento rápido e vida de prateleira prolongada são algumas das responsabilidades que fabricantes de alimentos precisam ter. Porém, para que isto ocorra, é necessário adotar medidas que contribuam para a otimização de processos.
Algumas iniciativas podem proporcionar maior fluidez aos processos, como redução de retrabalho, aumento de produtividade, diminuição do consumo de energia e, consequentemente, redução de custos.
A seguir, a gente te dá algumas dicas para melhorar a gestão através do aperfeiçoamento de processos na indústria de alimentos. Vamos começar?!
1. Mapeie os processos
O monitoramento dos processos permite que o gestor entenda como funciona a sua operação por completo. Por meio dessa iniciativa, é possível identificar quais pontos e processos precisam de melhorias, que podem incluir a manutenção ou necessidade de troca de equipamentos.
O mapeamento é fundamental para a otimização de processos auxiliando, por exemplo, na redução do tempo necessário para realizar alguma atividade, na eliminação de etapas desnecessárias e na redução de erros.
2. Controle bem armazenamento e estoque
O controle assertivo do estoque impacta diretamente na logística de uma indústria de alimentos. A perecibilidade dos produtos é um fator delicado e pode gerar muitos problemas quando mal administrada!
Por isso, investir em um bom controle de estoque é fundamental. As máquinas utilizadas nos processos de carga merecem atenção e os profissionais que usam esses equipamentos devem receber treinamento adequado. Isso vai evitar que produtos estraguem nas prateleiras, assim como impedirá danos às embalagens.
3. Otimize o transporte
Sabia que é na fase de transporte que os produtos se encontram mais vulneráveis a ocorrência de danos? É por essa razão que o processo de logística do transporte necessita de estratégias para a conservação dos alimentos.
Garanta que os produtos estejam devidamente embalados para o embarque e desembarque. Só assim os processos de expedição e recebimento serão efetivos. Lembre-se que são as embalagens e os paletes que garantem a proteção contra o choque externo e a não contaminação dos alimentos!
A gente espera que você tenha gostado do nosso post e que nossas dicas ajudem-no a compreender a importância do aperfeiçoamento de processos na indústria de alimentos.
Para ter acesso a outros posts como esse, continue acompanhando nosso Blog e curta nossa página no Facebook para receber as informações assim que elas forem publicadas.