Os Redutores de Velocidade desempenham uma função fundamental na transmissão de movimentos de uma máquina. E por esse motivo, necessitam de uma manutenção periódica aliada a ações preventivas.
Manutenção preventiva é a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
Em Redutores e Motorredutores de Velocidade, ela pode evitar grandes prejuízos, aumentar a vida útil do equipamento e até mesmo economizar. Já falta de manutenção pode trazer consequências sérias aos equipamentos.
Isso porque, com o passar do tempo, Redutores e Motorredutores de Velocidade, em utilização, sofrem desgastes. E para garantir que eles continuem trabalhando plenamente, e por longos períodos, é necessário realizar manutenções.
O ideal é que sejam realizadas revisões periódicas ou manutenções preditivas, a fim de evitar manutenções corretivas — que podem parar sua produção inesperadamente.
A Transmaq realiza consertos e manutenções em Redutores e Motorredutores. Contamos com um Setor de Engenharia próprio, com corpo técnico especializado que inspeciona, analisa e executa o serviço de manutenção de Redutores das nossas linhas e de todas as marcas (nacionais e importadas) e em todos os estados de uso.
Nossa Equipe Técnica é especializada em identificar a necessidade de cada cliente propondo a solução técnica mais precisa e econômica para cada caso. Seu Redutor ou Motorredutor sai daqui como novo! E fornecemos também peças avulsas.
Abaixo, falamos mais sobre as vantagens da manutenção e listamos 5 motivos para ações preventivas em Redutores e Motorredutores de Velocidade. Confira a seguir.
1. Evitar o desgaste de peças
Um Redutor de Velocidade é composto por eixo de entrada, eixo de saída, engrenagem, rolamentos e retentores. Além de tampas, parafusos, chavetas e carcaça.
Por isso, as manutenções periódicas devem ser realizadas em todos os componentes do Redutor. Dessa forma, é possível identificar peças danificadas ou desgastadas e substituí-las antes que ocorra qualquer falha. E isso evitará que o Redutor de Velocidade estrague.
2. Diminuir o tempo de parada
Equipamentos que não passam por manutenção preventiva, param com mais frequência. Dependendo do problema com o Redutor, a parada para o conserto pode comprometer e até mesmo interromper todo o processo de trabalho.
Manutenções preventivas, por sua vez, identificam problemas logo no começo, o que torna a solução muito mais fácil.
3. Fugir de grandes prejuízos
Um equipamento que não passa por manutenções preventivas só vai apresentar sinais de que suas peças precisam ser trocadas quando todo seu funcionamento está desgastado. E quando isso acontece é mais difícil recuperar a máquina.
Por isso, optar por manutenções preventivas é o melhor caminho, já que representa um investimento menor do que comprar uma máquina nova.
4. Ampliar a qualidade dos processos
Com equipamentos que funcionam melhor e por mais tempo, a empresa consegue aumentar a qualidade dos processos. Eles não ficam apenas mais produtivos, mas também se tornam mais eficientes.
Com as manutenções adequadas, Redutores e Motorredutores funcionam sempre como novos, diminuindo os erros. O resultado final é mais satisfatório, de modo a ser percebido pelos clientes.
5. Aumentar a vida útil dos equipamentos
Não há dúvidas de que a falta de vistorias regulares pode diminuir a vida útil de Redutores e Motorredutores de Velocidade. Já a correta manutenção pode até dobrar o tempo de uso da máquina. Com os cuidados certos, você terá um equipamento funcionando em perfeito estado, atingindo uma longa vida útil e evitando, assim, manutenções corretivas por um bom tempo.
Como podemos ver, para que desempenhem a atividade para a qual foram projetados e produzidos, é importante que os Redutores e Motorredutores tenham vistorias periódicas. Lembre-se que nem sempre o Redutor dá sinais de que algo está errado. Por isso é importante que haja uma rotina de manutenção preventiva!
A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeras aplicações, seja você da indústria Metal-Mecânica, Química, Agropecuária, Alimentícia, Elevação, entre outras. E você pode contar nosso setor de dimensionamento.
Além de consertos e manutenções, oferecemos atendimento personalizado, por meio de consultoria e análise, para selecionar o Redutor certo para o seu equipamento. A partir das necessidades de sua aplicação, nossa Equipe Técnica faz os cálculos e dimensiona seu produto, oferecendo exatamente o que você precisa! Além disso, temos um setor dedicado a engenharia e estamos sempre disponíveis para sanar qualquer dúvida.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre manutenção preventiva em Redutores e Motorredutores de Velocidade.Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre Redutores e Motorredutores.