Ninguém quer sofrer com equipamentos parados, não é? Mas para evitar que uma produção seja interrompida, é necessário investir na manutenção preventiva dos maquinários. Vistorias periódicas garantem a produtividade na empresa e, além disso, qualidade nos produtos fabricados.
A manutenção preventiva de máquinas industriais assegura a boa gestão de equipamentos, uma vez que monitora suas condições reais de funcionamento, seu nível de desgaste ou processos de deterioração. E com isso, é possível evitar falhas nos processos de produção. Abaixo, a gente lista 4 problemas que podem ser causados pela falta de manutenção.
1. Queda na qualidade e produtividade
A qualidade do produto final é determinada, principalmente, pelo desempenho do equipamento que o fabrica. Máquinas que não funcionam corretamente são incapazes de garantir excelência em seus processos, o que acaba ocasionando erros de produção. Se o produto não sai como esperado na primeira linha, será necessário produzir uma nova demanda e aí o custo aumenta consideravelmente.
A produtividade também depende — e muito — do desempenho do equipamento. Ela pode ser afetada quando a falta de manutenção ou a manutenção ineficaz causam o aumento dos tempos de produção. Isso ocorre quando há redução do desempenho do maquinário, mesmo não havendo uma parada deste.
2. Transtornos com máquina parada
Uma máquina quebrada não pode manter sua operação, e isso faz com que a produção caia e o número de produtos entregues seja prejudicado, resultando em prejuízos financeiros. Para que a empresa mantenha o ritmo de trabalho e alcance suas metas, a manutenção preventiva é fundamental.
3. Redução da vida útil dos equipamentos
Equipamentos industriais, naturalmente, se desgastam com o tempo. Mas a falta de vistorias regulares pode diminuir a vida útil dos maquinários. Um equipamento que não passa por essas manutenções só vai apresentar sinais de que suas peças precisam ser trocadas quando todo seu funcionamento está desgastado. E quando isso acontece, é mais difícil recuperar a máquina, e, muitas vezes, é necessário na trocá-la por uma nova.
4. Risco à segurança
A falta de manutenção dos equipamentos também coloca em risco a segurança dos funcionários. Equipamentos com problemas podem sofrer sobrecargas elétricas, soltar peças, e até mesmo explodir enquanto estiverem em uso.
Viu só como não se pode deixar a manutenção preventiva de lado? Além de colocar funcionários em risco, a falta de manutenção gera aumento de custos. Todos os itens citados acima podem render prejuízos financeiros. Então, que tal começar a planejar a manutenção dos equipamentos agora mesmo?!
E sabia que a gente pode te ajudar com isso? Realizamos manutenção e consertos de Redutores de Velocidade. Além disso, produtos da Linha Transmaq contam com um estoque de peças a pronta-entrega.
Se você gostou do nosso post, continue acompanhando nossa página no Facebook e nosso Blog para ter acesso a outras informações sobre manutenção de máquinas e equipamentos.