4 dicas de gestão de negócio para o distribuidor

Se você é distribuidor sabe que para fidelizar um cliente não basta oferecer produtos de qualidade e bons preços. A excelência no atendimento é, por exemplo, um dos critérios adotados pelos clientes para voltar a comprar. E, com a crise, o cenário exige ainda mais das empresas.

Para sobressair-se em relação à concorrência, é necessário pensar à frente. Com algumas iniciativas é possível melhorar a gestão do seu negócio. A seguir, a gente lista algumas ações que podem ajudar você. Vamos lá?!

1. Fique atento ao estoque

Normalmente, a distribuidora adquire os produtos dos fabricantes em larga quantidade, providenciando a logística e a venda para seus clientes, que, normalmente, não conseguem comprar diretamente das empresas fabricantes.

Mas, para manter um fluxo de caixa sempre saudável, o distribuidor deve gerir o estoque de mercadorias de maneira estratégica. O ideal é administrar o prazo médio de reserva de produtos com eficiência, acompanhando de perto o giro dos itens. Assim, é mais fácil evitar perdas de vendas por falta de produtos ou despesas extras por causa de excessos.

redutores, motorredutores, caixa de transmissão

2. Otimize a margem de contribuição

A lucratividade nas vendas do distribuidor pode ser maior ou menor em função de vários fatores, como item vendido, rota usada na entrega e distâncias percorridas. A gestão eficiente no, portanto, implica também o cálculo preciso da margem de contribuição de cada operação. Desta forma, é possível avaliar quais delas cobrem despesas e geram o retorno necessário ao negócio.

3. Foque em atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente deve ser priorizado não só por distribuidoras, mas por qualquer empresa. Atenda seu cliente com atenção e cordialidade! Foque em excelência operacional nos processos e cumpra todas as promessas feitas, especialmente prazos.

4. Invista em Marketing

Em tempos de crise, muitas empresas deixam de investir em Marketing. Mas isso é um grande erro! Isso porque o Marketing é o responsável por estabelecer o posicionamento da sua empresa. Além disso, é por meio dele que você conseguirá atrair novos clientes para o seu negócio.

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