Um Redutor de Velocidade é um dispositivo mecânico que tem como função principal a redução da rotação (velocidade) de um acionador, que na maioria das vezes é um motor elétrico. O equipamento é muito utilizado quando existe a necessidade de adequar a rotação do motor para a rotação requerida pelo dispositivo a ser acionado.
Existem diversos tipos de Redutores, que podem variar de acordo com o formato de suas engrenagens, tipos de eixos, torque, velocidade de rotação, performance, rendimento, precisão, potência e aplicação.
Mas você sabe por quais peças um Redutor Transmaq é composto? Abaixo, a gente fala sobre os principais componentes dos modelos da Nossa Linha TR e explica a função de cada um. Confira a seguir.
Componentes básicos de um Redutor
Eixo de entrada
Também conhecido como rosca sem-fim ou parafuso de rosca sem-fim, o eixo de entrada de um Redutor gera um movimento circular, que movimenta uma coroa ou engrenagem sem fim, pois ao contrário de mover a contra-parte, ela gira, mantendo movimento circular.
Eixo de saída
O eixo de saída transmite o movimento da engrenagem para o equipamento ao qual está acoplado. Ele é fixado na engrenagem através de chaveta e possui rolamentos para manter sua concentricidade.
Engrenagem de bronze
Parte fundamental dos Redutores de Velocidade, as engrenagens (ou coroas) não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento.
Através delas e de suas combinações com números de dentes diferentes, reduz-se a velocidade de rotação da transmissão e, consequentemente, amplifica-se os torques.
Nos Redutores da nossa Linha TR, o sistema formado pela engrenagem e rosca sem-fim tem transmissão entre eixos ortogonais e possibilita grandes relações de redução.
Rolamentos
Rolamentos permitem o movimento controlado entre duas ou mais partes. Eles servem para minimizar a fricção entre as peças que se movem em uma máquina e podem suportar carga. A maioria dos rolamentos são constituídos de um anel interno, um anel externo, corpos rolantes e a gaiola.
Retentores
Retentor é uma peça circular de borracha, que possui um reforço metálico, com uma parte principal de vedação projetado para que consiga vedar óleos, graxas e fluídos em sistemas de movimentos rotativos ou axiais, e outra parte anti-poeira, sendo projetado para que consiga evitar a entrada de impurezas do meio externo.
Nossos Redutores da Linha TR são compostos, ainda, por tampas, parafusos, chavetas, carcaça e placa de identificação, entre outras peças. Além disso, dentro do equipamento ainda podem ser encontrados óleo ou graxa para a lubrificação.
Você pode conferir o catálogo completo e mais informações da Linha TR aqui.
A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeras aplicações.
Além disso, contamos com um setor de engenharia especializado em manutenções, e realizamos consertos em Redutores de todas as marcas.
É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre os componentes de um Redutor de Velocidade. Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre Redutores e Motorredutores.
Pingback: 5 motivos para fazer manutenção preventiva no seu Redutor | Transmaq – Motorredutores de Velocidade
Pingback: Redutor ou Motorredutor? Saiba quais são as diferenças na hora de escolher o modelo Transmaq correto para a sua aplicação | Transmaq – Motorredutores de Velocidade