A Transmaq

A nossa história iniciou há mais de 45 anos, com um casal empreendedor de origem humilde. Era a década de 1970, na pequena cidade de Esteio, Rio Grande do Sul.

Início, 1972Leonardo e Sydonita Pedroso juntaram a disposição para o trabalho, o conhecimento técnico e as poucas economias e decidiram começar um negócio próprio. Contaram com o apoio dos filhos e o incentivo dos primeiros clientes e amigos e, assim, iniciou-se a fabricação de redutores de velocidade. A princípio, em uma simples tornearia nos fundos do quintal de sua casa. Compraram as matérias primas, fabricaram e levaram pessoalmente os produtos até os clientes para que ficassem conhecidos. Aceitaram longas esperas para receberem o fruto de seus trabalhos e esforços. Superaram todas as dificuldades iniciais e fundaram a Transmaq Redutores de Velocidade. Foram pioneiros na fabricação exclusiva de redutores de velocidade, no sul do país.

Casal FundadorA tenacidade e empenho do casal fundador deram resultado e na década de 1980 ampliaram a área industrial, na cidade vizinha, Sapucaia do Sul/RS. Ali, novas oportunidades e também desafios os aguardavam. O mercado de redutores de velocidade havia se ampliado, assim como a concorrência comercial. Neste período, destacou-se a gestão familiar, a participação em feiras do setor Metal-mecânico e o início das práticas ambientais dos fundadores.
Leonardo Pedroso trabalhou sempre fiel a sua vocação e aos seus ideais, atuou, inclusive, como diretor do Sindimetal, no período de 1994 a 2000, ano em que perdemos o nosso fundador.

TransmaqEntão, houve uma reestruturação administrativa, para dar seguimento ao negócio com os filhos do casal. Iniciou-se o Planejamento Estratégico e novas metas foram traçadas. As primeiras pesquisas de mercado, avaliando a posição da marca e a satisfação dos clientes, apontaram a excelência do atendimento Transmaq. As mudanças na gestão trouxeram diretrizes que reagiram ao processo gradual de profissionalização e houve a criação de setores estratégicos. A meta foi alcançada e a empresa conquistou diferentes mercados. As principais características deste período foram: implantação de uma gestão de pessoal inovadora, gestão comercial e de negócios mais competitiva, criação de novas linhas de produtos, desenvolvimento de projetos especiais e aumento de representantes e distribuidores comerciais no território nacional.

Atualmente, continuamos expandindo nossas áreas de atuação e a busca pela melhoria contínua, pela inovação em gestão, processos e produtos, que já fazem parte da história dos profissionais da empresa. São realizações proporcionadas por um grupo de pessoas comprometido com o cliente e suas necessidades. Um grupo de pessoas atento à preservação ambiental, legado dos fundadores da empresa, e com a Qualidade Total. Um grupo de pessoas que faz da Transmaq a marca que vem à mente quando o assunto é Redutores e Motorredutores de Velocidade.