Na física, potência é uma grandeza utilizada para calcular a quantidade de energia concedida ou consumida em determinado tempo. Já o rendimento de um sistema é dado pela razão entre a potência útil e a potência total.
Ambas são grandezas que devem ser observadas na hora de escolher Redutores e Motorredutores de Velocidade. Por isso, a seguir, a gente fala mais sobre a definição de potência e rendimento e explica como funcionam na prática. Vamos lá?!
Potência
A potência é determinada pela quantidade de trabalho realizada em um intervalo de tempo. Ela está ligada a taxa de variação da quantidade de energia fornecida ou gerada por um sistema durante determinado tempo.
Ou seja, potência pode ser definida como a taxa de realização de trabalho a cada segundo ou como o consumo de energia por segundo.
Por exemplo, se uma máquina é capaz de realizar a mesma tarefa em um tempo menor ou, ainda, realizar uma quantidade maior de tarefas no mesmo intervalo de tempo, logo sua potência será superior em relação a outras máquinas.
A unidade de potência no sistema internacional de unidades (SI) é medida em watts (W) e 1 watt equivale a 1 joule por segundo.
Rendimento
O rendimento está associado ao aproveitamento da energia e potência totais. É um quociente entre o trabalho realizado por um sistema e a energia que o mesmo consome. Ou seja, indica a energia efetivamente aproveitada em trabalho útil.
Vamos então considerar uma máquina qualquer que recebe uma potência total. Parte dessa potência é usada para a tarefa a qual a máquina foi destinada — o que representa o rendimento. Já a outra parte é perdida — o que chamamos de potência dissipada. Isso ocorre por motivos diversos, como atrito ou falhas eventuais, e geralmente a dissipação se dá através de ruído, calor e vibrações, entre outros.
Dizer que um equipamento possui maior rendimento que outro, ou ainda, que é mais eficiente que outro, significa dizer que ele consegue ter uma taxa de aproveitamento melhor da energia total para o trabalho ao qual está destinado, ou seja, possui menores perdas de energia.
Um Motorredutor de Velocidade que possui um rendimento de 90%, como em nossa Linha TH, possui uma potência útil de 90% da potência total. Mais especificamente, 90% da potência de energia elétrica que alimenta o motor é convertida para movimento de rotação e torque, que representam o trabalho efetivo do Motorredutor Transmaq.
E você pode contar com nosso setor de dimensionamento para calcular a potência e rendimento do seu Redutor ou Motorredutor. Nossos técnicos analisam cada aplicação e ajudam a definir o equipamento ideal conforme a necessidade identificada.
É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post.
A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeros equipamentos e aplicações.
Além disso, contamos com um setor de engenharia especializado em manutenções e realizamos consertos em Redutores de todas as marcas (nacionais e importadas) em todos os estados de uso. Nossa equipe inspeciona e analisa o equipamento, propondo a solução mais precisa e adequada para cada caso.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre o potência e rendimento em Redutores de Velocidade Transmaq. Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre Redutores e Motorredutores.
Boa tarde!
Gostaria de ter informações sobre qual Norma/procedimento vocês adotam e para o ensaio de rendimento dos Redutor que vocês fabricam/fornecem?
Atenciosamente,
Antonio Henrique
Eng. Mecânico