Conheça os principais tipos de engrenagens dos Redutores de Velocidade Transmaq

Antes, vamos conhecer um pouco sobre a origem da peça?

As engrenagens são partes fundamentais dos Redutores e Motorredutores de Velocidade. Elas são utilizadas para transmitir potência, reduzir a velocidade de rotação da transmissão e, consequentemente, amplificar o torque.

A peça é, provavelmente, um dos elementos de máquina mais antigos da história. Acredita-se que as primeiras engrenagens foram feitas de forma rudimentar, com pedaços de madeira. 

Seus primeiros registros históricos datam por volta de 1000 a.c., ainda na Idade Antiga, quando a engrenagem surge como elemento da engenharia das civilizações. Já primeiras descrições sobre engrenagens foram feitas por Aristóteles, no século 4 a.c., em que ele menciona as palavras parafuso sem-fim e coroa em seus escritos.

Durante a Idade Média, as rodas dentadas passaram a ser efetivamente usadas como redutoras de velocidade. Mas apenas na Revolução Industrial, com a invenção da primeira máquina para fabricação de engrenagens, foi possível obter dentes com maior precisão e o uso das engrenagens aumentou significativamente.

As engrenagens industriais apresentam tamanhos variados e também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Hoje, existem vários tipos de engrenagens: cilíndricas com dentes retos, cilíndricas com dentes helicoidais, cônicas com dentes retos, cônicas com dentes helicoidais, cônicas com dentes hipóides, rosca sem fim, planetárias e cremalheiras

A seguir, falamos mais sobre os tipos de engrenagens presentes nos Redutores de Velocidade Transmaq e explicamos as funcionalidades e diferenças dos modelos. Vamos lá?!

Engrenagens rosca sem fim

A engrenagem rosca sem fim funciona a partir de um movimento circular. Esse modelo é muito utilizado em diversas indústrias. Esse tipo de sistema de engrenagens  reduz as rotações e aumenta o torque de um determinado Redutor, possibilitando grandes relações de redução.

Redutores e Motorredutores de Velocidade com o sistema de engrenagem e eixo de entrada de rosca tipo sem fim são modelos muito comuns, porque utilizam apenas essas duas peças sobre rolamentos e tampas parafusadas na carcaça. 

Os Redutores de rosca sem fim da nossa Linha TR transmitem o movimento através do engrenamento de uma rosca sem fim com uma coroa de bronze, montados em uma carcaça de ferro fundido. Ela é composta por oito tamanhos de Redutores de Velocidade, cobrindo a faixa de potência de 1/6 CV a 15 CV. Há diversas possibilidades de configurações, com diferentes fixações e reduções.

Nossos Motorredutores da Linha Mundial também utilizam o sistema de engrenagem rosca sem fim. Além disso, possuem entrega imediata e diversas opções de acoplamento e posições de trabalho.

Engrenagens cilíndricas helicoidais 

As engrenagens industriais cilíndricas em dentes helicoidais são utilizadas nas transmissões entre eixos paralelos. A forma paralela ocorre quando o deslizamento acontece na extremidade do dente, diferente da forma cruzada, que ocorre quando os dentes possuem contatos que são realizados de forma pontual.

Devido ao seu formato e ao engrenamento que possibilita, esse tipo de engrenagem é apropriada para uso em situações de velocidades e cargas mais elevadas, trabalhando de modo muito mais suave em relação às engrenagens de dentes retos. O rendimento é bastante alto, mesmo quando utilizadas para grandes relações de transmissão.

Desse modo, engrenagens de dentes helicoidais transmitem potência de forma mais homogênea e garantem a diminuição de vibração e do ruído, além do aumento de torque se comparado aos dentes retos.

Nossa Linha TH possui engrenagens helicoidais, eixos de entrada e de saída paralelos, engrenagens fabricadas em aço liga e eixos tratados e retificados. Além disso, possui rendimento de até 95% e construção robusta com carcaça de ferro fundido de alta resistência. 

A transmissão de potência se dá através de três pares de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais (ou dois pares, nas reduções menores que 30). Nossos Redutores e Motorredutores da Linha TH possuem diversas possibilidades de fixação.

Cópia de diversos modelos a pronta-entrega (2)

Para encontrar o Redutor mais adequado a sua aplicação, você pode contar nosso setor de dimensionamento. Nossos técnicos fazem os cálculos para cada aplicação e ajudam a definir o equipamento ideal conforme a necessidade identificada.

A Transmaq tem quase 50 anos de história e é referência em Redutores e Motorredutores, atendendo diversos setores do mercado, oferecendo modelos para inúmeras aplicações. 

Além disso, contamos com um setor de engenharia especializado em manutenções e realizamos consertos em Redutores de todas as marcas (nacionais e importadas) em todos os estados de uso. Nossa equipe inspeciona e analisa o equipamento, propondo a solução mais precisa e adequada para cada caso. Sem nenhum compromisso montamos o orçamento!

É só entrar em contato com a gente pelo telefone (WhatsApp) (51) 99326-5760 ou se cadastrar no formulário abaixo desse post. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre tipos de engrenagens dos Redutores de Velocidade Transmaq. Se quiser deixar sua opinião sobre o tema, escreva pra gente nos comentários! E se gostou das nossas dicas, então continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre Redutores e Motorredutores.

cadastre-se para receber informações materiais exclusivos (3)

1 comentário em “Conheça os principais tipos de engrenagens dos Redutores de Velocidade Transmaq”

  1. Pingback: 6 motivos para utilizar Redutores de Velocidade Transmaq | Transmaq – Motorredutores de Velocidade

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Fale com nossa equipe!
Olá!

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe.