Com prédios, arranha-céus e construções cada vez mais altas, os elevadores são essenciais no nosso dia a dia. Sem eles, como subiríamos 30 andares? A finalidade do equipamento é justamente subir e descer, 24 horas por dia. Porém, para que ele cumpra sua função adequadamente, vistorias devem ser realizadas periodicamente para a correta verificação dos itens de segurança.
O ideal é que a manutenção em elevadores seja feita mensalmente. Isso pode até parecer um período curto, mas é essencial para que sistemas de transmissão, cabos de aço, freios de emergência e limitador de velocidade sejam devidamente averiguados.
Além de garantir o bom funcionamento do elevador, a assistência preventiva possui outras vantagens:
Evita transtornos com equipamento parado: Com a manutenção, é possível verificar equipamentos que estão próximos de apresentar falhas e efetuar o conserto ou substituição de peças antes que isso aconteça.
Reduz o risco de acidentes: Revisões em dia reduzem quase a zero possíveis incidentes, como quedas, porta que abrem no lugar errado, solavancos etc.
Custo-benefício: Em geral, os gastos com a manutenção dos elevadores são altos. O investimento, entretanto, previne falhas que podem trazer transtornos para o dia a dia dos usuários e acidentes graves, como a queda de pessoas no poço do elevador. Ou seja, com a inspeção preventiva o prejuízo será bem menor.
A gente espera que nosso post tenha ajudado você a entender a importância da manutenção em elevadores. Fazendo a vistoria uma vez ao mês, você garante a segurança dos usuários do equipamento e evita futuros transtornos. Além disso, economiza tempo e dinheiro, antecipando possíveis falhas.
Se quiser ter acesso a outras dicas e informações sobre elevadores, continue acompanhando nosso blog. Você também pode curtir nossa página no Facebook para saber tudo o que a gente publica por aqui.