Ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre o consumidor e a natureza: essa é a definição dos 3 R’s da sustentabilidade — Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Buscando minimizar o desperdício de materiais e produtos e poupar a natureza da extração inesgotável de recursos, as iniciativas dos 3 R’s incentivam o desenvolvimento sustentável.
E sabia que com práticas simples você pode ajudar o ambiente? Além disso, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos. Abaixo a gente te dá algumas dicas de ações positivas para ajudar o planeta. Vamos lá?
Reduzir
Reduzir consiste em ações que visam à diminuição da geração de resíduos. O intuito é comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também econômico.
Você pode: fazer uso racional da água (tomar banhos curtos, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorra vazamentos na rede de águas etc.); economizar energia (apagar as lâmpadas de cômodos desocupados, usar lâmpadas fluorescentes etc.); e economizar combustíveis (fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta).
Reutilizar
Reutilizar é reaproveitar um produto na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso. Papéis com impressão em apenas um lado podem ser transformados em rascunho, por exemplo, e garrafas podem se tornar objetos de decoração.
Potes e garrafas de plástico podem se transformar em vasos de plantas e a água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para limpar o seu quintal. A ideia é evitar jogar fora algo que poderia ser utilizado para outros fins.
A doação também pode ser uma boa alternativa, sabia? Outra pessoa pode estar precisando de algo que não tem mais utilidade para você.
Reciclar
Reciclar é fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados e pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto, por exemplo. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados.
Para fazer a sua parte, separe o lixo orgânico do lixo reciclável em casa ou no seu local de trabalho. Caso o seu bairro não possua coleta seletiva, você pode verificar locais de coleta no site da prefeitura da sua cidade ou no Recicloteca.
Aqui na Transmaq, a gente já trabalha com políticas de responsabilidade ambiental, buscando manter o equilíbrio entre a produtividade e o respeito à natureza. E viu só como você também pode fazer isso adotando medidas simples no seu dia a dia?! A gente espera que nossas dicas lhe ajudem a colocar em prática iniciativas para ajudar o ambiente.