Além das expectativas

Em agosto do ano passado a Transmaq iniciou um processo de melhorias com o Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal com o apoio do Senai, que tem como objetivo aumentar a eficiência nos processos produtivos das industrias brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, e os resultados dessa parceria superaram todas as expectativas.

Foram 3 meses de trabalho de adequação e implementação de mudanças significativas na Transmaq, com a Engenheira e Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai, Andreza Nietiedt que tornaram possível melhorar de forma efetiva o processo produtivo na Transmaq.

Um dos primeiros encontros da equipe

Encontro da equipe para discussão e desenvolvimento de metas e direção de trabalho.

“Primeiro foi realizado um treinamento em Mapa de Fluxo de Valor e em seguida aplicado na prática. Depois, foram apresentados o mapa e a estratégia desenvolvidos para todos os colegas esclarecendo suas dúvidas.  Na etapa seguinte, planejaram e realizaram uma semana Kaizen implantando as melhorias identificadas: kanban, organização dos postos de trabalho e melhorias nos processos” explica Andreza.

Equipe analisando e detalhando processos.

Equipe analisando e detalhando processos.

Apresentação das ideias para os colegas

Apresentação das ideias para os colegas.

E os resultados foram acima do esperado: no produto escolhido para melhoria foi verificado um aumento de 72,3% na produtividade, 72% de economia na compra de óleos, na questão ambiental houve um grande avanço com as novas práticas do processo de lavagem das peças, que praticamente eliminou o resíduo de óleo nessas operações, ainda foi conseguido eliminar o retrabalho pois antes de montar ou enviar peças e produtos para os clientes era necessário realizar uma limpeza  para retirar o excesso de óleo protetivo das peças do estoque, já na questão ergométrica houve uma redução de 32% nos movimentos desnecessários bem como uma melhoria na ergonomia em geral, e um dos resultados mais importantes com a implementação do Kanban foi a redução de 60% do Lead Time, que passou de 169 dias para 69 dias.

Antes e depois da aplicação do sistema Kanban.

Antes e depois da aplicação do Kanban.

Andreza Nietiedt, Engenheira e Analista do Senai, ainda ressaltou o bom relacionamento e ambiente de trabalho que encontrou durante sua passagem pela Transmaq, que para ela foram pontos chaves para conseguir o resultado acima do esperado – “Trabalhar com a equipe da Transmaq foi extraordinário, a equipe foi muito receptiva e dedicada, envolvendo sempre que possível todos os colaboradores da empresa. O apoio por parte da administração da empresa mais o esforço da equipe refletiram nos excelentes resultados alcançados. Agradeço a oportunidade de trabalhar com essa equipe que me deixou orgulhosa pelos resultados obtidos e com saudade dessas pessoas queridas. ”

Equipe do projeto

Equipe do projeto

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *